ALEIJADINHO E O BARROCO MINEIRO

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aleijadinho: uma sequência didática

Escola Estadual  Presidente Dutra
Série: 2º ano do Ensino Médio
Disciplina: História
Tema: Barroco Mineiro: as obras de Antonio Francisco Lisboa.
Conhecimentos prévios necessários: Reforma Religiosa, Contra Reforma Católica, Barroco.

Objetivos:
-  Conhecer as principais características do barroco mineiro.
-  Compreender a importância da obra de Antonio Francisco Lisboa para a história da arte, da cultura e da arquitetura colonial.
-  Entender o significado das obras remanescentes do trabalho do aleijadinho como patrimônio da humanidade.
-  Informar sobre a biografia do artista e as polêmicas em torno de sua existência.
-  Identificar a localização da execução e da atual permanência das principais obras do mestre do barroco mineiro.
- Elaborar e apresentar, de forma organizada e colaborativa, uma apresentação da vida e obra do Aleijadinho.

Material didático:
- computador com acesso à internet.
- Datashow ou TV na função monitor.
- Vídeo hospedado no Youtube.
- Power point sobre o tema.
- Blog para postagens.
- Caneta e papel.

Metodologia:
A aula ocorrerá no auditório da escola, por ser equipado com os aparelhos tecnológicos necessários à atividade. Pensando numa eventual falta de conexão com a internet, os vídeos e a apresentação com Power point serão gravados também num pendrive. O acesso programado é via blog.

Primeira aula

Momento 1: Assistir ao vídeo Teaser Documentário 'Nos passos de Aleijadinho', dirigido por  Frederico Tonucci e Leonardo Good God (Pano Preto Filmes), publicado em 23/10/2014, na 37ª Semana do Aleijadinho, mostrando o universo do artista através de uma releitura por Carlos Bracher.  Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=JYE9v6u8v4A, acesso em 20/05/2015. Duração de 3 minutos.

Momento 2: Através de questionamentos, apresentar o conteúdo básico com auxílio do Power point. Duração 25 minutos.

Momento 3:  Assistir ao vídeo Roteiro para visitar obras de Aleijadinho em Minas Gerais, publicado em 16/11/2014, pelo Portal Uai, por ocasião das celebrações dos  200 anos sem Aleijadinho o mestre do Barroco Mineiro, um roteiro para conhecer obras do mestre em dois dias de viagem, em 4 cidades próximas a capital Belo Horizonte. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=p28954apJSo, acesso em 20/05/2015. Duração 10 minutos.

Momento 4: Cada aluno entregará por escrito, em até 5 linhas, o resumo de suas descobertas e impressões sobre o Aleijadinho e sua obra, adquiridas na aula. Duração 12 minutos.

Segunda aula

Momento 1: Comentário sobre o relato dos alunos recolhidos no final da aula anterior. De forma geral, um consolidado feito pela professora e postado para leitura no blog. Duração de 5 minutos

Momento 2: Exibição da primeira parte do filme O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício  . Duração de 40 minutos. Não exibir cenas entre 33 e 35 minutos.


Momento 3: Tarefa extra-classe. Responder no blog à seguinte pergunta: como teria sido a vida do Aleijadinho após a sua adolescência? Pesquise e poste um comentário em um parágrafo. Duração de 5 minutos.

Terceira aula

Momento 1: Exibição da parte 2 do filme O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício. Duração de 45 minutos.

Momento 2: Tarefa estra-classe. A partir dos comentários feitos no blog e das informações obtidas através do filme, reflita sobre a seguinte questão: Quem foi Antonio Francisco Lisboa? Depois faça a leitura obrigatória do texto “Um mistério Chamado Aleijadinho”, já postado no blog.  Anote suas conclusões no caderno. Duração de 5 minutos.

Quarta aula

Momento 1: Exibição da parte final do filme O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício. Duração de 15 minutos.

Momento 2:  Comentário sobre o texto de leitura obrigatória. Duração de 10 minutos.

Momento 3:  Partindo do princípio de que a turma já consegue identificar o Aleijadinho como um profissional de sua época e um artista renomado hoje, eles serão reunidos em grupos de até cinco alunos, será solicitado que organizem uma apresentação do mestre do barroco mineiro para os colegas de forma criativa. Sugestões: produção de vídeo, portfólio, folheto turístico, maquete online, etc. Com duração de no máximo 6 minutos. Duração de 25 minutos.

Quinta aula
Apresentação dos trabalhos para a professora e os colegas de turma. Avaliação oral e coletiva da atividade realizada. Duração de 50 minutos, podendo se estender para uma sexta aula caso necessário.

Avaliação:

Será realizada mediante a observação das habilidades e competências de assimilação e expressão por escrito da compreensão do assunto estudado de acordo com o que foi informado, de forma clara e criativa.
A atuação individual e coletiva dos alunos em relação à aquisição de conhecimentos históricos, atitudes durante a realização de tarefas, o respeito com colegas e a colaboração com o grupo.

Referências bibliográficas:

ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia F. Diálogos com a arte. In: Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2013. v 3. p. 76 – 79.
OBRA COLETIVA DA EDITORA MODERNA. O Barroco Mineiro.In: Projeto Araribá: História. São Paulo: Moderna. 2007. V 8 . p 54 – 61.
 TEASER documentário 'Nos passos de Aleijadinho'. Direção de  Frederico Tonucci e Leonardo Good God, Pano Preto Filmes, publicado em 23/10/2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JYE9v6u8v4A>. Acesso em: 20/05/2015.
ROTEIRO para visitar obras de Aleijadinho em Minas Gerais. Portal Uai, publicado em 16/11/2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=p28954apJSo>. Acesso em: 20/05/2015.
 ALEIJADINHO, GÊNIO DA ARQUITETURA BARROCA DE MINAS GERAIS (nome original: O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício). Direção: Geraldo Santos Pereira. Roteiro: Geraldo Santos Pereira, Renato dos Santos  Pereira. Duração: 100 min. Ano: 2001.
KATO, Gisele. Um mistério Chamado Aleijadinho. Disponível em:


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