Escola Estadual Presidente Dutra
Série: 2º ano do Ensino Médio
Disciplina: História
Tema: Barroco
Mineiro: as obras de Antonio Francisco Lisboa.
Conhecimentos prévios necessários: Reforma Religiosa, Contra Reforma Católica, Barroco.
Objetivos:
- Conhecer as principais características do
barroco mineiro.
- Compreender a importância da obra de Antonio
Francisco Lisboa para a história da arte, da cultura e da arquitetura colonial.
- Entender o significado das obras
remanescentes do trabalho do aleijadinho como patrimônio da humanidade.
- Informar sobre a biografia do artista e as
polêmicas em torno de sua existência.
- Identificar a localização da execução e da
atual permanência das principais obras do mestre do barroco mineiro.
- Elaborar e apresentar, de
forma organizada e colaborativa, uma apresentação da vida e obra do
Aleijadinho.
Material didático:
- computador com acesso à
internet.
- Datashow ou TV na função
monitor.
- Vídeo hospedado no Youtube.
- Power point sobre o tema.
- Blog para postagens.
- Caneta e papel.
Metodologia:
A aula ocorrerá no auditório
da escola, por ser equipado com os aparelhos tecnológicos necessários à
atividade. Pensando numa eventual falta de conexão com a internet, os vídeos e
a apresentação com Power point serão gravados também num pendrive. O acesso programado
é via blog.
Primeira aula
Momento 1: Assistir
ao vídeo Teaser Documentário 'Nos passos de
Aleijadinho', dirigido por Frederico
Tonucci e Leonardo Good God (Pano Preto Filmes), publicado em 23/10/2014, na
37ª Semana do Aleijadinho, mostrando o universo do artista através de uma
releitura por Carlos Bracher. Disponível
em https://www.youtube.com/watch?v=JYE9v6u8v4A, acesso em 20/05/2015. Duração de 3 minutos.
Momento
2: Através de questionamentos, apresentar o conteúdo
básico com auxílio do Power point. Duração 25 minutos.
Momento 3: Assistir ao vídeo Roteiro
para visitar obras de Aleijadinho em Minas Gerais, publicado em
16/11/2014, pelo Portal Uai, por ocasião das celebrações dos 200 anos sem Aleijadinho o mestre do Barroco
Mineiro, um roteiro para conhecer obras do mestre em dois dias de viagem, em 4
cidades próximas a capital Belo Horizonte. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=p28954apJSo,
acesso em 20/05/2015. Duração 10 minutos.
Momento 4: Cada
aluno entregará por escrito, em até 5 linhas, o resumo de suas descobertas e
impressões sobre o Aleijadinho e sua obra, adquiridas na aula. Duração 12 minutos.
Segunda aula
Momento 1:
Comentário sobre o relato dos alunos recolhidos no final da aula anterior. De
forma geral, um consolidado feito pela professora e postado para leitura no
blog. Duração de 5 minutos
Momento 2: Exibição da primeira parte do filme O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício . Duração de 40 minutos. Não exibir cenas entre 33 e 35 minutos.
Momento 3: Tarefa
extra-classe. Responder no blog à seguinte pergunta: como teria sido a vida do
Aleijadinho após a sua adolescência? Pesquise e poste um comentário em um
parágrafo. Duração de 5 minutos.
Terceira aula
Momento 1:
Exibição da parte 2 do filme O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício. Duração de 45 minutos.
Momento 2: Tarefa
estra-classe. A partir dos comentários feitos no blog e das informações obtidas
através do filme, reflita sobre a seguinte questão: Quem foi Antonio Francisco
Lisboa? Depois faça a leitura obrigatória do texto “Um mistério Chamado
Aleijadinho”, já postado no blog. Anote
suas conclusões no caderno. Duração de 5 minutos.
Quarta aula
Momento 1:
Exibição da parte final do filme O Aleijadinho - Paixão, Glória e Suplício. Duração de 15 minutos.
Momento 2: Comentário sobre o texto de leitura obrigatória.
Duração de 10 minutos.
Momento 3: Partindo do princípio de que a turma já
consegue identificar o Aleijadinho como um profissional de sua época e um
artista renomado hoje, eles serão reunidos em grupos de até cinco alunos, será
solicitado que organizem uma apresentação do mestre do barroco mineiro para os
colegas de forma criativa. Sugestões: produção de vídeo, portfólio, folheto
turístico, maquete online, etc. Com duração de no máximo 6 minutos. Duração de
25 minutos.
Quinta aula
Apresentação dos trabalhos para a professora e os colegas de
turma. Avaliação oral e coletiva da atividade realizada. Duração de 50 minutos,
podendo se estender para uma sexta aula caso necessário.
Avaliação:
Será realizada mediante a observação das habilidades e
competências de assimilação e expressão por escrito da compreensão do assunto
estudado de acordo com o que foi informado, de forma clara e criativa.
A atuação individual e coletiva dos alunos em relação à
aquisição de conhecimentos históricos, atitudes durante a realização de
tarefas, o respeito com colegas e a colaboração com o grupo.
Referências
bibliográficas:
ALVES, Alexandre; OLIVEIRA, Letícia F. Diálogos com a arte.
In: Conexões com a História. São Paulo: Moderna, 2013. v 3. p. 76 – 79.
OBRA COLETIVA DA EDITORA MODERNA. O Barroco Mineiro.In: Projeto
Araribá: História. São Paulo: Moderna. 2007. V 8 . p 54 – 61.
ROTEIRO para visitar obras de Aleijadinho em Minas
Gerais. Portal Uai, publicado
em 16/11/2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=p28954apJSo>.
Acesso em: 20/05/2015.
KATO, Gisele. Um mistério
Chamado Aleijadinho. Disponível em:
< http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Aleijadinho_entrevista.pdf> . Acesso em:
20/05/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário